Categorias

Projeto audacioso em defesa da Biodiversidade

Categoria: Artigos, Comunidade Ativa

Não existe preservação sem informação, a sobrevivência de uma espécie depende da outra, inclusive a nossa.

Contribuir para o equilíbrio ecológico através do plantio de árvores nativas e fornecer conhecimento à sociedade sobre a importância dessas espécies são um dos principais objetivos desta campanha. Além de praças e ruas mais bonitas, estaremos também contribuindo para a manutenção da fauna e flora. As árvores nativas caracterizam-se como ambiente de alta diversidade biológica (biodiversidade), constituindo um precioso banco genético. Muitas dessas espécies são endêmicas, ou seja, não podem ser encontradas em nenhum outro local.
As formações vegetais nativas são o habitat da fauna silvestre, que obtém nesses ambientes alimentos e abrigo necessários à sua sobrevivência. As destruições indiscriminadas das árvores nativas e o reflorestamento atual, tendo como base a monocultura, constituem a principal ameaça de extinção de nossa fauna e flora. Determinadas espécies de animais só se alimentam de um tipo de planta, se essa planta desaparecer, outras vidas também desaparecerá. Os animais têm um papel essencial na preservação das florestas. A germinação de muitas sementes se da através de tratamentos de choque, tais como o ataque ácido provocado pelo sistema digestivo de alguns animais e através de polinização feita por pássaros, insetos, morcegos e outros. Devemos também levar em consideração que a ampliação de arvores nativas diminui o aquecimento global, preserva as nascentes, impedem o ressecamento do solo e desempenham papel essencial na preservação da vida. Valoriza-se ainda o potencial das áreas replantadas para o desenvolvimento de atividades educativas e recreativas, bem como para o turismo ecológico (ecoturismo). Os desmatamentos provocam a desfiguração da paisagem, comprometem seriamente a qualidade do ambiente, causam o desaparecimento de animais e culturas locais que exercem atividades ligadas à natureza.  O replantio é muito simples, basta colocar as sementes em uma cavidade de aproximadamente dois centímetros de profundidade. A vida agradece.

As sementes de hoje são as arvores do amanhã.

Reprodução permitida desde que citada à fonte:
www.omelhordanatureza.com.br
www.comunidadeativa.com.br
orlando@omelhordanatureza.com.br
sac.orlando@pazze.com.br

Artigos relacionados:

Poderá também gostar de:

  1. A Biodiversidade
  2. SOS Peace – Resgate da Paz, do Meio Ambiente, e do Amor pela Vida
  • maria eduarda de freitas

    Caro amigo, apesar de compreender que a sua idéia é boa, realmente precisamos aumentar as àrea de reflorestamento, no entanto só tenho a lamentar a maneira que foi utilisada aqui o sr. esta banalisando a causa.Só na cabeça de quem é de cidade para achar que um reflorestamento se faz com algumas sementinhas na cova. Primeiro é preciso um projeto feito por um proficional que saiba que espécies deverão ser plantada, depois o planio tem de ser feito com mudas pegas, que deverão ser adubadas de preferencia com composto orgânico, depois deve-se irrigar as mudas durante a seca e além disso o combate à formigas deve ser constantes, quer dizer o tempo todo. Todas estas coisas custam caro. Isto sem falar que a legislação não permite que o dono obtenha lucro da àrea. É POR ISSO QUE QUASE NÃO SE FAZEM REFLORETAMENTO NO BRASIL.
    Sugiro ao sr.informar-se melhor antes de fazer comentarios sobre algo que não vivencia.

Compartilhando o Saber

Apresentação:
Os principais objetivos deste projeto referem-se às mudanças de comportamento.

Ações simples como estreitamento de relações com familiares e amigos, compartilhamento de atividades profissionais e esportivas, bem como participação em programas comunitários, produzem mudanças benéficas no indivíduo.

Resulta em múltiplos benefícios:
  • Sócio/educacional;
  • Consciência ecológica e alimentar;
  • Formação de cidadãos.
Justificativa:
  • 1 ser humano saudável e feliz produz 3 vezes mais que um não saudável e infeliz;
  • 1 pessoa satisfeita influencia outras 5 pessoas;
  • 1 pessoa não satisfeita espalha seu descontentamento por outras 15 pessoas

Profissionais:
Orlando Vettorazzo – Iridologia Psicoemocional, Oligoterapia, Palestras e Treinamentos. (Pazze Indústria de Alimentos e Biocell Suplementos Nutricionais, Vitaminas e Minerais). Tel: (11) 2154-2419 / 8926-1683 orlando@omelhordanatureza.com.br

Tânia Rodrigues - Psicóloga CRP – 06/24531. Consultora de RH – T&D, R&S,Responsabilidade Social; Especialista em Desenvolvimento Profissional e Organizacional. Orientadora Profissional / Vocacional, Psicoterapeuta com foco em psicodinamica ; Especialista em Florais de Bach, pelo Instituto Bach do Brasil. Tel: (11) 9177.0380 / 3571.2925 / 2703.7730 taniarodrigues@uol.com.br

Sandra Almeida - Psicóloga, Psicoterapeuta com foco em Medicina Comportamental, Treinamentos, Palestras, Coaching, Terapias de Casal e Adolescentes. Tel: (11) 2293-0813 / 7763-7273 sandrapsicologa@uol.com.br

Compartilhando o Saber